10 dicas para evitar incêndio em local aberto

10 dicas para evitar incêndio em local aberto

Nacionalmente, quase 9 em cada 10 incêndios florestais são causados ​​por humanos sem conhecimentos das regras do AVCB. Esses incêndios florestais evitáveis ​​ameaçam vidas, propriedades e nossos preciosos recursos naturais.

Compartilhe essas dicas para ajudar a evitar incêndios florestais e divulgue

Seja você um visitante pela primeira vez ou um profissional de terras públicas, você desempenha um papel valioso na prevenção de incêndios florestais e na proteção de nossos recursos naturais.

Verifique as condições meteorológicas e de seca

Preste muita atenção às condições climáticas e de seca, que podem afetar a vegetação.

Evite quaisquer atividades que envolvam fogo ou faíscas quando estiver quente, seco e ventoso. Se as condições não estiverem corretas, escolha opções não inflamáveis.

10 dicas para evitar incêndio em local aberto

Lembre-se de que as condições e restrições locais devem orientar sua decisão para qualquer atividade relacionada ao fogo, como construir uma fogueira, operar equipamentos, andar fora da estrada em grama seca ou queimar detritos.

Veja também:  Como limpar um carpete interno

1- Construa sua fogueira em um local aberto e longe de inflamáveis

O incêndio de Soberanes localizado na Floresta Nacional de Los Padres, na Califórnia, começou por causa de uma fogueira ilegal.

Muitas pessoas adoram acampar e aproveitar o calor e a luz de uma fogueira, mas sua fogueira pode causar incêndios florestais se você não a construir e extinguir adequadamente.

Para construir uma fogueira segura assegure-se de que você:

  • Selecione um local plano e aberto, longe de materiais inflamáveis , como troncos, arbustos ou folhas e agulhas em decomposição;
  • Raspe grama, folhas e agulhas até o solo mineral;
  • Corte a madeira em pedaços curtos , empilhe-a dentro da área limpa e depois acenda o fogo;
  • Fique atento com o seu fogo;
  • Apague-o completamente antes de sair.

2- Apague sua fogueira até esfriar

Certifique-se de que sua fogueira esteja completamente apagada seguindo as etapas abaixo:

  • Apague o fogo com pelo menos um balde de água;
  • Mexa;
  • Adicione outro balde de água;
  • Mexa novamente;
  • Sua fogueira deve estar fria ao toque antes de sair.

3- Mantenha os veículos longe da grama seca

Se você estiver off-road, lembre-se de que seu escapamento pode atingir temperaturas de mais de 1.000 graus! Portanto, evite dirigir ou estacionar sobre grama seca .

4- Faça a manutenção regular do seu equipamento e seu veículo

Veículos e equipamentos podem soltar faíscas de seus escapamentos , principalmente veículos que não receberam manutenção regular.

5- Pratique a segurança veicular

Leve uma pá, balde e um extintor de incêndio em seu veículo para apagar incêndios. Os veículos fora de estrada devem ter um para-faíscas . Você também deve levar um balde, mas também pode usar um capacete ou qualquer outra coisa para transportar água.

Veja também:  O que é o reparo do lóbulo da orelha?

6- Verifique os pneus, rolamentos e eixos do seu reboque

Se você estiver rebocando um trailer, lembre-se de fazer uma verificação de manutenção para garantir que os pneus não estejam desgastados, os rolamentos e eixos estejam lubrificados e as correntes de segurança estejam corretamente no lugar e não arrastem no chão.

7- Mantenha as faíscas longe da vegetação seca

Certifique-se de nunca operar equipamentos que produzam faíscas perto de vegetação seca. Sempre limpe a área ao redor do seu espaço de trabalho. Esta área deve ser ainda maior se estiver ventando e secando.

8- Verifique as condições e regulamentos antes de usar fogos de artifício ou considere alternativas seguras

Verifique os regulamentos federais, estaduais e municipais antes de usar fogos de artifício . Estados, condados e cidades podem ter leis e regulamentos diferentes, portanto, um pouco de pesquisa pode economizar o custo de uma penalidade de uso impróprio de fogos de artifício ou, pior, o custo de combater um incêndio florestal.

9- Queime os detritos com cautela e nunca quando estiver ventando ou com restrição

Às vezes, as pessoas queimam lixo, folhas, resíduos agrícolas ou outros materiais.

Se você planeja queimar detritos em sua propriedade particular, certifique-se de ter água por perto (como uma mangueira de jardim) e nunca queime nada se estiver ventando .

Uma vez que sua queima esteja completa, certifique-se de “limpar” as cinzas com água e mexendo .

10- E, lembre-se, nem todo fogo é ruim.

Os incêndios florestais podem ser devastadores, mas o fogo também desempenha um papel natural e necessário em muitas paisagens.