Não demora muito para um carpete ficar sujo. O tráfego de pedestres cobra um preço ao longo do tempo – especialmente se você estiver andando com sapatos.
E como os tapetes internos/externos estão expostos ao tráfego de pedestres e aos elementos, eles podem ficar sujos mais rapidamente do que os carpetes comuns depois das mudanças campinas.
Para manter seus tapetes internos/externos em perfeitas condições, você precisará limpá-los regularmente. E, infelizmente, você não pode simplesmente jogá-los na máquina de lavar.
Com que frequência você deve limpar um carpete interno/externo?
Você deve limpar o carpete interno/externo toda semana, mas não precisa limpá-lo profundamente todas as vezes. Em vez disso, você deve aspirar toda semana e limpá-lo profundamente duas vezes por ano.
Se o seu carpete estiver em uma área de alto tráfego, você deve aspirar pelo menos uma vez por semana”. “Isso pode ajudar a evitar que sujeira, poeira e outros detritos penetrem nas fibras do carpete, que é o que causa manchas e danos.”
Se você tem animais de estimação ou crianças, deve aspirar o carpete com mais frequência duas vezes por semana. Se o seu carpete estiver em uma área de baixo tráfego, você pode aspirar com menos frequência, como a cada duas semanas.
Além da aspiração semanal, você deve limpar profundamente o carpete interno/externo duas vezes por ano e limpar sempre que notar um derramamento.
Coisas que você vai precisar
- Um vácuo;
- Vinagre;
- Detergente ou bicarbonato de sódio;
- Garrafa de spray;
- escova de limpeza;
- Toalha;
- Vaporizador residencial (opcional).
Etapa 1: sacudir a sujeira e os detritos
Antes de aspirar o carpete, limpe os detritos que possam entupir o aspirador. “Recolha quaisquer pelos ou pelos de animais para evitar que fiquem presos no seu aspirador”
Passo 2: Aspire o carpete
“Para limpeza regular, um aspirador é sempre a melhor ferramenta para extrair a sujeira da superfície”
Etapa 3: manchas limpas no local
Se você notar derramamentos ou manchas no tapete, limpe-os com uma solução de limpeza caseira.
É Recomendam usar vinagre e bicarbonato de sódio.
Não importa qual mistura você escolha, seus próximos passos são simples. “Despeje a mistura em um borrifador, aplique no carpete e esfregue com uma escova”
Etapa 4: enxágue o carpete
Após a limpeza local, enxágue bem o carpete. Porque? “Se houver resíduo de sabão, a sujeira vai se agarrar à espuma e fazer com que seu carpete fique sujo mais rápido
Etapa 5: limpeza profunda com um limpador a vapor
Na hora de limpar profundamente o carpete, você tem duas opções: contratar profissionais ou usar um limpador a vapor residencial.
A maioria de nossos especialistas recomenda a contratação de profissionais. “Os profissionais fornecerão um processo de limpeza mais profundo do que você pode fazer sozinho”
Etapa 6: deixe o carpete secar
Antes de colocar o carpete de volta no lugar, deixe-o secar completamente. Isso reduzirá a condensação que o mofo e o bolor adoram. Recomenda limpar o tapete em um dia ensolarado, para que você possa deixá-lo secar ao ar livre.
Dicas para manter um carpete interno/externo limpo por mais tempo
- Traga seu carpete para dentro quando chover ou nevar. “Isso evitará danos causados pela água e crescimento de fungos”
- Tire os sapatos antes de pisar no carpete – se ele estiver lá dentro. “A sujeira dos sapatos pode manchar o carpete”.
- Mantenha lenços à mão, especialmente se você tiver animais de estimação. “Limpe as patas do seu cachorro ou gato depois que eles saírem para passear na neve ou nas poças de lama”.
- Limpe o local o mais rápido possível. “Enxugue [derramamentos e manchas] o mais rápido possível com toalhas de papel ou uma camiseta velha, para que o líquido não penetre no carpete e no estofamento abaixo”.
- Compre um tapete resistente a manchas. “Se você tem filhos ou é propenso a derramamentos, experimente um carpete interno/externo resistente a manchas” “Você pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.”