Ataques leves de diarreia são muito comuns em cães e podem ser causados por desconforto intestinal leve devido ao seu cão comer uma pequena quantidade de algo que não faz bem a eles, como restos de comida, ou apenas pelo simples ato de mudar para um nova marca ou sabor de comida.
Dito isso, também existem várias razões mais sérias pelas quais seu cão pode ter diarreia.
O que causa diarreia em cães
Abaixo estão algumas das razões mais comuns para a diarreia em cães:
- Estresse ou ansiedade;
- Mudança na dieta ou guloseimas;
- Comer lixo ou comida estragada;
- Ingestão de objetos estranhos, como brinquedos, ossos e tecidos;
- Ingestão de toxinas ou venenos;
- Infecções virais como parvovírus, cinomose ou coronavírus;
- Parasitas – lombrigas, ancilostomídeos, whipworms, Coccidia ou Giardia;
- Infecções bacterianas – como salmonela;
- Pancreatite;
- Doença inflamatória intestinal;
- Colite;
- Doença hepática ou renal;
- câncer intestinal;
- Medicamentos como antibióticos;
- Mas como saber se a diarreia do seu cão requer uma visita ao veterinário?
Quando entrar em contato com seu veterinário
Se o seu cão tiver um único episódio de diarreia e estiver agindo normalmente, provavelmente não é motivo de preocupação.
Monitore os movimentos intestinais do seu cão para ver se as coisas se resolvem. Mais de 2 episódios podem indicar um problema, por isso é uma boa ideia ligar para o veterinário se seu cão tiver dois ou mais episódios de diarreia.
Se o seu cachorro está se esforçando para defecar, mas passando apenas pequenas quantidades de diarreia aquosa, ele pode estar sentindo um bloqueio doloroso devido à ingestão de um objeto estranho, como um brinquedo.
Esta é uma preocupação muito séria e precisa de atenção veterinária imediatamente, entre em contato com seu veterinário ou dirija-se ao laboratório veterinário.
Ataques recorrentes de diarreia em um curto período de tempo podem ser um sinal de um problema de saúde muito sério, principalmente se seu filhote for muito velho, muito jovem ou tiver um sistema imunológico comprometido.
Infecções como o parvovírus são extremamente graves, contagiosas e com risco de vida. Entre em contato com seu veterinário imediatamente se seu cão estiver com episódios repetidos de diarréia.
Cães que apresentem outros sintomas, além de diarreia, também devem ser vistos por um veterinário o mais rápido possível. Se o seu cão apresentar algum dos seguintes sintomas, contacte o seu veterinário imediatamente para marcar uma consulta:
- Sangue nas fezes
- Baba incomum
- Vômito
- Falta de apetite
- Fraqueza
- Sinais de desidratação (olhos fundos e secos, nariz seco ou gengivas secas e pegajosas)
Se o seu cão estiver apresentando algum sintoma que o preocupe, entre em contato com o veterinário. Seu veterinário informará se os sintomas de seu animal de estimação indicam que um exame é necessário.
Como tratar a diarreia em cães
Nunca dê medicamentos humanos ao seu cão sem consultar o seu veterinário. Muitos medicamentos de venda livre que funcionam bem para as pessoas podem ser tóxicos para os cães.
Se o seu cão teve uma ou duas fezes moles ou moles, você pode dar a ele algum tempo para se recuperar, simplesmente jejuando por 12 a 24 horas.
Uma dieta leve por um ou dois dias pode ajudar a resolver o problema do seu filhote. Arroz branco cozido com um pouco de frango e um pouco de abóbora enlatada (não recheio de torta de abóbora) pode ajudar a melhorar a barriga do seu filhote.
Assim que seu cão se sentir melhor, reintroduza gradualmente sua comida regular.
Outras coisas que podem ajudar a aliviar a dor de barriga do seu cão incluem iogurte natural, probióticos, batatas cozidas descascadas, queijo cottage, ovo sem adição de óleo, alimentos especialmente formulados para cães e medicamentos prescritos pelo seu veterinário.
Quando se trata da saúde do seu melhor amigo, é sempre melhor errar por excesso de cautela. Ao levar seu cão para um exame, você dá ao seu veterinário a oportunidade de determinar a causa subjacente da diarreia de seu filhote e recomendar o tratamento mais eficaz.…